(31) 97560-9304 após as 14:00h
contato@amdii.org.br
Vídeos

AMDII - Abertura do 1° Encontro Nacional de DII - 01/08/2015

"Bom dia, amigos.

No mínimo é inusitado fazer a abertura de um evento com uma música e não com um discurso de boas vindas.

Nossa opção pela poesia aconteceu justamente por acreditarmos na mensagem da canção: “o homem não foi feito pra sozinho”.

Já mencionei essa frase na abertura de outros eventos da nossa AMDII e não me canso por realmente acreditar que o homem foi feito para viajar nessa terra em direção aos seus pares.

Partilhar só diminui na matemática. Na prática, toda partilha vem para somar.

Estamos aqui hoje para uma imensa partilha: a dos nossos ideais.
Queremos revolucionar uma história que não cabe mais no anonimato. Queremos que as palavras Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa deixem de ser vistas como monstros assustadores e passem a fazer parte do dicionário popular, possibilitando assim aos portadores o enfrentamento adequado.

Queremos sair desse evento com a certeza de que a história das DII no Brasil terá o marco ANTES e DEPOIS do Encontro Nacional de Portadores. Como faremos isso?

Juntaremos nossas ideias e as transformaremos em uma AÇÃO NACIONAL PARA DIVULGAÇÃO DAS DII E ASSISTÊNCIA AOS PORTADORES.

Com imensa alegria e orgulho que também fazemos o lançamento nacional do livro REGISTROS DE UMA CROHNISTA, autobiográfico da Alessandra Castro, a quem devemos o sólido alicerce no qual a AMDII trabalha hoje. Que a sua história sirva de inspiração para os enfrentamentos de todos, querida Leca Castro

Cumpre-nos apresentar a estrutura do nosso evento: a primeira parte do nosso encontro está exposta aos senhores, conforme quadro.

À tarde formaremos Grupos de Trabalho para debate dos temas propostos. Teremos a oportunidade de apresentar nossas ideias, de expor nossas experiências regionais.

A mediação dos debates finais, será coordenada por nossos queridos Egmar Panta, Diretor da AMDII - Associação Mineira de Portadores de DII e Maria Rita, Crohnistas da Alegria

Não estamos aqui como representantes de associações, como profissionais da saúde, como imprensa ou como portadores: deixemos que nossos postos fiquem atrás daquela porta e tenhamos o zelo de trazer para nosso debate apenas as pessoas apaixonadas pela causa DII.

Lembramos que estamos aqui para o debate e, até mesmo por isso, sujeitos às divergências de ideias, o que é esperado e produtivo. Só pedimos cautela a todos para que nossos ouvidos estejam treinados para ouvir e não apenas escutar. E para que nossas bocas, antes de defender uma tese, busquem as palavras no filtro do coração para que todos só tenhamos boas lembranças desse encontro.

Feitas essas considerações, em nome da AMDII, deixamos aqui o agradecimento à Abbvie por acreditar e apoiar nosso projeto;

À Marina e Barbara da Greenew, sem as quais esse evento provavelmente não conseguiria se concretizar em São Paulo;

Aos médicos e demais profissionais que nos acompanham, nossos Anjos da Guarda que, inobstante o muito que fazem por nossa saúde, conseguem nos enxergar por inteiro e aqui se fazem presentes, mesmo enfrentando mil obstáculos nas respectivas agendas, para partilhar conosco e enriquecer esse projeto;

Aos portadores que hoje aqui estão, bravos guerreiros de longa data pela causa DII e que só esperavam pela oportunidade de formalizar o trabalho de tanto tempo;

À Luciana Machado de Brito, irmã de Marciano Machado de Brito, portador que perdeu a vida pela falta de informação e que hoje dá nome ao nosso projeto.
A dor da sua família não terá sido em vão, Luciana. Marciano deixou uma bandeira desfraldada no peito de todos nós.

Por fim, apresentamos com uma alegria imensurável o Embaixador da causa DII : Johnny Ferro! 22 anos, a cara da geração saúde, portador de RCU. Querido John: obrigada pela doação da sua imagem para essa causa. Vamos mostrar ao Brasil e ao mundo que as doenças, sendo parte de nós mesmos, não podem ser encaradas como nossas inimigas.

Que Deus abençoe nosso trabalho e o resultado dele. Afinal, aqui estamos unidos, experimentando mesmo a delícia de saber que “o homem não foi feito pra sozinho”.

Passo a palavra ao Johnny Ferro, Embaixador da causa DII Brasil, para a abertura oficial do evento.
Obrigada."

Discurso de Patrícia Mendes, Presidente da AMDII, na abertura do I Encontro Nacional de Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais.